História
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
O nome Três Barras se deve ao fato de a cidade ter sido fundada no local onde havia três nascentes de rios que se juntavam formando o rio Três Barras. A história da povoação de Três Barras do Paraná está intimamente ligada à de Catanduvas, município ao qual pertencia e foi emancipado através da Lei Estadual n.º 7.305/80 de 13 de maio de 1980. Vários autores escreveram sobre os primeiros habitantes desta região e, nem sempre o que um autor diz é confirmado por outro, até porque cada autor revela uma face da História. De acordo com Timóteo Bernardes Prestes, em: Três Barras do Paraná: contexto Histórico, Social e Político, de José Davi Paludo e Elizabeth Paludo. Bauru: Canal6 Editora, 2013. p 29 “quando aqui chegou, no início da década de cinquenta, nas proximidades de Três Barras, só havia dois moradores: Pedro Silvério e Juvêncio Gonçalves; então teria sido o terceiro morador”. Logo depois vieram as famílias: Boareto Farias, Martins, Cordeiro, Moreschi, entre outras. Assim foram chegando os pioneiros em Três Barras do Paraná. Na região de Santo Isidoro, as famílias de João Martendal e Adílio dos Passos. Em Santa Bárbara as famílias Rossi e Berlanda. Nas imediações de Três Barras, para os lados das localidades de Barra Grande, Linha Nova, Palmital e Alto Palmares, as famílias Cordeiro, Farrapos e Martins. Em Barra Bonita, as famílias Meurer, Oenning e Schlickmann. Próximo de Flores da Cunha, as famílias Cassol, Ludvichak e Pedrozo. Em Alto Alegre, a família de José Maria Borges Vieira. E assim os pioneiros iam chegando, se instalando e contribuindo para o povoamento deste município.
ALTERAÇÃO TOPONÍMICA DISTRITAL
Três Barras para Três Barras do Paraná foi alterada na emancipação do Município, que se deu pela Lei Estadual n.º 7.305/80 de 13 de maio de 1980, assinada pelo Governador Ney Amintas de Barros Braga.
LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
O município de Três Barras do Paraná pertence à Região Oeste do Estado do Paraná. - A área do município é de 504,171 Km². (Fonte IBGE) - A altitude média = 534 metros. (Fonte IBGE).
INDICADORES
IDH-M: 0,681 (2010) – IBGE PIB per capita: R$ 26.448,06 (2017) – (Fonte IBGE).
LIMITES E CONFRONTAÇÕES
Três Barras do Paraná é um dos municípios do ProCaxias, sendo o que teve mais terras alagadas entre os nove municípios lindeiros ao Lago de Salto Caxias, que são: Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge e Três Barras do Paraná. Três Barras do Paraná limita-se ao Norte com Catanduvas; Ao Leste com Quedas do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu; Ao Sul com Nova Prata do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu; Ao Oeste com Boa Vista da Aparecida e, ao Noroeste com o Município de Cascavel. 3 O Rio Iguaçu, ao passar pelo Município, serve de limite entre as regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná. O Rio Adelaide, em parte do seu percurso, serve de limite entre Três Barras do Paraná e o Município de Catanduvas. O Rio Guarani serve de limite com o município de Quedas do Iguaçu. O Rio Tormenta serve de limite com os municípios de Cascavel e Boa Vista da Aparecida. Temos também um lago que merece destaque. É o lago Artificial formado pela Barragem de Salto Caxias, que abastece a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, localizada no Município de Capitão Leônidas Marques. Essa Usina provocou vários problemas ambientais, e por causa do alagamento muitos moradores tiveram que abandonar suas propriedades, recebendo uma indenização e foram para reassentamentos oferecidos pela COPEL. Também trouxe o progresso, com asfalto e melhorias nas estradas da região, além de várias praias artificiais que são opções para os turistas. O Rio Três Barras também merece destaque porque, apesar de pequeno, deu origem ao nome da cidade. O Rio Três Barras passa pelo Parque Estadual do Rio Guarani e deságua no Rio Guarani e segue com ele até o lago formado pela Barragem de Salto Caxias.
O RELEVO
O relevo de Três Barras do Paraná é irregular, com partes acidentadas e partes planas. As partes acidentadas formam colinas e pequenas montanhas, denominadas de serras. As principais serras do município são: Serra do Facão, Serra do Iguaçu, Serra do Guarani e Serra do Maroto. O nome de Serra do Facão foi dado por motivo que, alguns dos primeiros caçadores que passaram pelo local, ali encontraram um facão. O nome Serra do Maroto veio do Rio Adelaide que, logo após entrar no município de Três Barras do Paraná, passou a chamar-se de Rio Maroto, devido às forças de suas correntezas, em época de chuvas. A maior parte do Rio Maroto hoje não existe mais, pois foi encoberta pelas águas da Barragem de Salto Caxias. As serras do Iguaçu e do Guarani têm esse nome pela proximidade dos rios de mesmo nome. 4 A maior parte das terras planas, das pequenas e médias propriedades utilizadas na agricultura, divide-se entre a agricultura familiar e a agricultura comercial. Quanto ao relevo do município, destacamos que Três Barras do Paraná, com altitude média de 534 metros, está entre os municípios da área metropolitana de Cascavel, que apresentam as mais baixas altitudes, em relação ao nível do mar.
ECONOMIA
Graças à exploração da madeira, o local onde se formou a cidade de Três Barras do Paraná teve, na época do povoamento, um intenso movimento de madeireiros e pessoas do País atraídas pela madeira e pela terra fértil. A economia do município ainda depende muito das atividades agropecuárias. Na parte da agricultura se destaca a agricultura familiar, com produção de: feijão, milho, soja, algodão, batata doce, mandioca, trigo, entre outros. O feijão destacou-se, nos primeiros anos do município e foi responsável por Três Barras do Paraná ter recebido o título de “Capital do Feijão” e esse fato está registrado na bandeira do município. Na agropecuária se desenvolve a agroindústria e o agronegócio, com a produção de suínos, frangos, leite e fumo (tabaco), além de outros em menor proporção. Temos também um comércio bem organizado e orientado pela Associação Comercial, com oferta de variados tipos de mercadoria. Grande parte do dinheiro que movimenta o nosso comércio vem do produtor rural e do trabalhador assalariado do próprio município.
FONTE Retirada do PME (Plano Municipal de Educação de 2015) do município de Três Barras do Paraná com adaptações.
CARACTERÍSTICAS CULTURAIS/TURISMO
Três Barras do Paraná foi colonizada entre as décadas de 50 e 60, basicamente por gaúchos e catarinenses. Diante disso, a cultura tradicionalista gaúcha é o destaque das manifestações culturais do Município, bem como as festas populares religiosas, o folclore e a música.
Dentre as manifestações culturais destacam-se:
- Tradicionalismo Gaúcho: o Município tem um Centro de Tradições Gaúchas, com pista de laço, onde é realizado anualmente o rodeio crioulo, fomentando cada vez mais a cultura. Também se desenvolve o tradicionalismo artístico através dos cursos de dança de salão, e os bailes gauchescos. Além disso, ocorrem atividades como cavalgadas, domingueiras, cafés tropeiro, churrascadas no fogo de chão, entre outras atividades que envolvam a tradição e a cultura do Sul.
- Apresentações e incentivos na área musical: realizam-se constantemente apresentações musicais por crianças e jovens que participam de oficinas de música, procurando desenvolver principalmente o gosto pelo violão, propiciando aos alunos a interação social e o gosto pela música. Dentro da área musical destaca-se:
O Festival FERMUPS e FEMMUT: Festival regional e municipal de interpretação que ocorre anualmente com intuito de disputa, havendo premiação para os que alcançam a melhor apresentação.
- Recitais de música e mostras culturais: sem intuito competitivo, baseia-se nas apresentações de músicas, cantadas e tocadas, transformando o evento numa concentração cultural, familiar, de lazer e bem estar, a qual propicia aos presentes o deleite de prestigiar as crianças e jovens interpretando canções e tocando os instrumentos.
- Manifestações Religiosas: no Município a religião que tem maior número de adeptos é a religião católica, na mesma há comemorações festivas como o dia da Padroeira comemorado em 12 de Outubro. Também ocorrem outros eventos católicos, como as festas dos padroeiros das igrejas da zona rural, bem como romarias e caminhadas religiosas.
- Valorização do cidadão tribarrense: anualmente acontece no dia do Aniversário do Município as homenagens aos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do mesmo. Na ocasião é feita a entrega de Títulos de Cidadão Honorário, com a contagem da história de cada cidadão que é homenageado. Também está em constante construção o acervo de fotografias da história do Município, que fica em exposição na Biblioteca Publica Municipal.
Fonte retirada do Plano Municipal de Educação (PME) de Três Barras do Paraná, com adaptações.